Atualmente, quando falamos a palavra textura, pensamos em inúmeros tipos de materiais, cores, papéis, tecidos e pinturas. Há diferentes tipos e opções que o mercado oferece, todas são sucesso garantido na sua decoração, se a textura for boa, bem feita e usada com criatividade, podendo ser feitas com rolos, espátulas, pincéis ou outros tipos de materiais e técnicas.
Tanto a textura quanto o grafiato são tipos de revestimento em massa para paredes, que além de decorativos, ajudam também no contraste e controle de umidade de superfícies. A diferença entre a textura e o grafiato, consiste basicamente na aparência final do acabamento devido à diferença de gramatura entre um e outro (textura possui baixa gramatura e grafiato possui alta gramatura). Porém, existem algumas características particulares de cada um, que podem influenciar na sua escolha durante a reforma da sua casa.
Abaixo listamos alguns tipos:
Texturas para parede com Efeito Grafiato
É um revestimento decorativo que devido a sua composição, possibilita um efeito rústico de ranhura para as paredes, tem o acabamento fosco e é oferecida em cerca de mil cores diferentes. Também é composto por polímeros acrílicos, dolomitas e minerais, porém de gramatura alta, possibilitando um efeito diferenciado. Além disso, sua formulação química que contém óxido, corantes industriais e hidrorrepelentes, assegura maior durabilidade a este tipo de revestimento. Utiliza-se espátula para sua aplicação.
O mais comum é o arranhado, com riscos em baixo-relevo que dão um toque rústico à decoração.
Texturas para parede com Efeitos Espatulados
Utiliza-se a desempenadeira de aço com abas. É ideal para uso com massas para texturas para paredes lisas ou granuladas.
Texturas para paredes com Efeitos Ranhurados
Ideal para criação de efeitos decorativos com texturas lisas ou granuladas. Indispensável no manuseio de gesso, rejunte comum, rejunte a base de epóxi, massa corrida, resinas acrílicas, vinílicas e produtos similares.
Texturas para parede com Efeito Chapiscado
Utiliza-se rolo com espumas texturizadas, por exemplo. Este tipo de ferramenta é ideal para uso com massas para texturas para paredes lisas ou granuladas finas.
E O GEL DECORATIVO?
O Gel decorativo é um produto complementar, ou seja, deve ser aplicado sobre uma textura JÁ pronta. Ele proporciona efeitos luminosos e brilhantes sobre padrões variados de textura, como esponjado, trapeado, manchado, entre outras opções que podem ser conseguidas de acordo com a sua criatividade e o uso de ferramentas diferenciadas. Seu acabamento pode ser brilhante ou perolizado, e ele está disponível diversas cores através do sistema tintométrico.
Entre os acabamentos, há destaque para os efeitos: marmorato, camurça, madeira, aço escovado, pátina, concreto, linho, jeans, palha, lunas, craquelado, listras, magnético, seda, bambu, perolizado, esponjado.
Vantagens da Aplicação de Texturas em Paredes:
Esperamos que tenham gostado de mais uma de nossas dicas!
Até a próxima :)
Família ARCO ÍRIS TINTAS